RSS

Fobia

''Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade''
 Bom, está frase junto com toda a letra da música foi muito difundida por todo o mundo (Que não é do Pedro Bial, dele é só a tradução) Mas, enfimm, não é a isso que irei me deter. Mas a questão é o MEDO!
Todos nós temos. Medo nos remete a pensamentos, sentimentos e sensações ruins. Porém, percebo que alguns medos são de certa forma positivos á nossa evolução. Mas, devemos perceber como reagimos quando estamos de frente ao nosso medo: Lutamos? Vencemos?Perdemos?Desistimos? Paralisamos? Choramos? Lamentamos?
O medo nos impulsiona a superar nossos limites, nos levando ao auto-conhecimento! Como na música do Charlie Brown..'Mas pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião'  !!!

Eu enfrentei um medo há alguns dias atrás, já enfrentei muitos ao decorrer da faculdade, bem como a primeira verificação de pressão arterial, temperatura, primeiro exame físico, curativo, sondagens, punções venosas, provões..etc.etc.
Mas no dia 10/12 enfrentei a defesa do meu Tcc, eu tinha muito medo, não pela insegurança de não saber o assunto, ou por ter deixado alguma coisa por fazer, mas por toda a questão que envolve uma monografia, além da dificuldade de falar em público, discutir os resultados sem ler, estar de frente a uma banca e tudo mais,  intimamente eu tinha expectativa que não iria muito bem, por que eu não sou, como posso dizer um exemplo do dom da oratória,.ahha
Fisiologicamente falando, o medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
E foi o que minha prima me disse na noite anterior, aproveite o que medo tem de bom, que é a adrenalina, a sensação de que aquilo que tu estas fazendo é a coisa mais importante do mundo, que tua vida depende daquilo. E foi exatamente o que eu fiz, não pensei em nota, em aprovação, pensei apenas, vou lutar, dar o melhor de mim!!
Após a apresentação sai com a sensação de dever cumprido, uma sensação de superação mesmo, afinal tinha superado um medo, é claro, estava nervosa! Com medo? concerteza! Mas, entre fugir ou lutar, eu escolhi lutar, dei o que podia oferecer, dentro da minha essencia, e acredito que fui bem.
Refletindo sobre isso, percebo que muitas vezes, o medo nos paralisa. Nos deixa obsoletos. E em muitas situações, prefirimos fugir de situações que nos metem medo, temos medo do desconhecido, medo do novo, e por isso muitas vezes, fugimos para mais na frente nos arrependermos, mas dai sabemos que já é tarde.
Que bom que hoje posso ter essa clareza, que como diz também a mesma música que iniciei o post, 'No final é você contra você mesmo'. Cabe a nós, darmos o melhor, lutarmos, e acreditarmos no nosso potencial,  superando nossos limites. Só nós podemos, nos superar, não superamos ninguém, apenas superamos nós mesmo.


Então, paremos todos, com o autoboicote, autominimização,  automenosprezo,  e autosubstimição...

Paremos de fugir, .....e  vamos a LUTA!

0 comentários: